Igreja Verdadeira e Seus Propósitos

O que é a Igreja?
Podemos definir a Igreja como sendo a comunidade de todos os santos de todos os tempos. Os crentes do Velho Testamento foram salvos na esperança da vinda do Messias, ao passo que, nós somos salvos mediante a esperança no Messias que veio, juntos somos a Igreja.
A Igreja verdadeira é a que se enquadra no que a bíblia diz ser igreja, dos ensinamentos da bíblia João Calvino chegou corretamente a conclusão de que a igreja verdadeira exibe três marcas essências:
1- A Pregação da palavra de Deus – a igreja verdadeira zela pela pregação da palavra e se certifica de que os essenciais da fé( divindade de Cristo, trindade, salvação por graça, a suficiência e exclusividade de Cristo para salvação do homem) estão sendo pregados.
2. A administração correta dos sacramentos- o ensinamento que algum dos sacramentos(batismo e a ceia do Senhor) pode em alguma forma ajudar um indivíduo a ser salvo é incorreto e deturpam a forma como Jesus os instituiu a igreja. O não praticar dos sacramentos é uma violação direta dos ensinamentos de Cristo.
3. O exercício da disciplina na igreja- A igreja verdadeira é uma que não deixa de exortar seus membros quanto a maneira certa de viver, e disciplina com amor os irmãos que persistem em viver uma vida onde não há regeneração.
Essas são as marcas de uma igreja verdadeira, uma igreja que é igreja.

Essa igreja verdadeira tem também um propósito e esse propósito pode ser entendido em relação a Deus, ao mundo e aos Cristãos:
Em relação a Deus- o propósito da igreja é a Adoração. Paulo diz aos crentes de Éfeso que a razão pela qual Deus nos escolheu em Cristo foi o “louvor da sua gloria” Ef 1:12
Aos crentes de Colossos Paulo os ordena ao louvor a Deus “com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão no coração” Col 3:16.

Em relação ao mundo- o propósito da igreja é a evangelização. Jesus disse aos seus discípulos para ir por toda nação fazer discípulos. A bíblia nos diz também que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus( Rm 10:17) e que Deus escolheu salvar os crentes pela loucura da pregação( 1 Co 1:21).

Com relação ao Cristão- o propósito da igreja é a edificação. A igreja tem a obrigação de alimentar aqueles que já são cristãos e ajudá-los a fazerem progresso na caminha além da mera decisão de seguir a Cristo, o chamado da igreja é edificar os cristãos à maturidade na fé. Paulo escreve a Colossos dizendo que o desejo dele era apresentar todo homem perfeito(maduro) em Cristo(Col 1:28)
Esse é o propósito da igreja em relação a Deus, ao mundo e os Cristãos.

Minha oração é que você seja parte dessa igreja verdadeira de Cristo e que viva esses propósitos. É minha oração também que você sendo a igreja viva essas verdades como indivíduo, tendo compromisso com a palavra e os sacramentos e ainda vivendo o seu propósito como igreja.
Deus abençoe e que a Paz de Deus reine!
Pr Eduardo Ramos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s