Discipulado do Reino- sobre sabedoria do alto

 

Hoje nos deparamos com o texto de Tiago 3:13-18. Nessa passagem o autor nos chama a atenção à sabedoria que vem do alto. Ele faz isso dividindo essa sessão em 3, contendo uma exortação(13) características da sabedoria terrena(14-16) e conclui com a sabedoria que vem de cima, ou de uma forma mais clara, de Deus. Segue o texto:

“Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.”

 

O mesmo princípio que Tiago aplica a fé nos capítulos anteriores, ele também o faz quando trata da sabedoria. Sabedoria que vem de Deus assim como a fé verdadeira é acompanhada por obras de uma vida regenerada. As palavras “sábio e entendimento”provavelmente ainda são uma referencia aos que eram treinados a ensinar e que desejavam ser mestres diante da congregação no tocante ao ensino das escrituras(v.1). A esses Tiago diz: da sabedoria do alto fluem “bom procedimento, mediante obras praticadas com humildade”. É intenção do autor levar seus leitores a examinar o que eles entendem por sabedoria à luz dessa exortação: sabedoria verdadeira produz humildade(atitude ativa de aceitação e submissão as verdades contidas na palavra).

 

“Contudo”se ao examinar o que se entende por ser sábio e ter entendimento revela que humildade foi esquecido a muito tempo, não se deve alegrar-se disso, nem esconder o verdadeiro estado do coração, que está cheio de inveja amarga e ambição egoísta, diz Tiago. A  Ambição egoísta é a atitude que visa o auto-benefício e prestigio como prioridade, as palavras “inveja amarga” dão intensidade a essa atitude destrutiva. Os leitores de Tiago provavelmente estavam se gloriando na defesa parcial da verdade, uma defesa que visava apenas seus próprios interesses. Ao fazerem isso, estavam na verdade negando a verdade que diziam defender. Tiago reprova essa sabedoria guiada por ambição e inveja pois, a sua fonte não é encontrada no trabalhar regenerador do Espirito Santo mas em motivações terrenas, não espiritual e é demoníaca! O autor pode afirmar isso por causa do fruto dessa tal sabedoria terrena que sempre resulta em “confusão, e toda espécie de males”.

 

Tiago então faz o contraste com a sabedoria que vem do alto. Ela é antes de tudo pura. As suas intenções e motivações não são centradas na inveja amarga ou ambição egoísta, mas tem o interesse de Deus e do próximo em destaque. Ele prossegue com características dessa sabedoria que vem de Deus: ela é pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, imparcial e sincera. Atitudes essas que são totalmente contrárias às características da sabedoria terrena e demoníaca! Não há correlação entre as duas, elas se opõem assim como a fé sem obras na verdade não é fé alguma.

Aplicação:

A pergunta chave que temos que responder é a que Tiago queria que seus leitores se fizessem: Minha sabedoria é motivada por inveja amarga? Ambição egoísta?

Para responder medite sobre o que tem ocupado de fato lugar de urgência e prioridade na sua caminhada? O que meu coração deseja, se alegra e busca é a vontade de Deus ou os “perks” que esse mundo oferece?

Será que tenho usado da defesa do evangelho para adquirir respeito ou de fato avançar o reino? O que é mais importante pra mim, o fruto da pregação na vida daqueles que lidero ou o sentimento de missão cumprida?

Será que quero ser visto como líder ou de fato liderar pessoas servindo, submetendo e me envolvendo com seus problemas?

Quero ser membro da igreja ou ser a igreja que nega-se a si mesmo, toma sua cruz e segue Jesus Cristo o cabeça?

 

Minha oração é que essa mensagem o leve a uma sincera reflexão e que gere frutos eternos. É essa oração também sobre a minha vida no tocante a essa mensagem de Tiago.

Deus abençoe

Pr Du.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s